“Recebestes […] não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.” — 1 Tessalonicenses 2:13 (ARC)
Toda igreja evangélica afirma a autoridade da Bíblia. Pentecostais, batistas, reformados, todos a colocam na declaração de fé, e ninguém discorda em voz alta. No entanto, há uma pergunta incômoda escondida atrás dessa unanimidade: a Bíblia que confessamos no domingo é a mesma que decide o que fazemos na terça-feira à tarde?
A autoridade da Bíblia declarada e a efetiva
John Piper tratou dessa ferida num artigo que vale ler devagar. A distinção é simples. De um lado, existe a autoridade declarada das Escrituras, aquilo que dizemos crer sobre a Bíblia quando alguém pergunta. Do outro, existe a autoridade efetiva, o peso real que a Bíblia tem quando outras vozes disputam a nossa atenção: o algoritmo, o grupo de WhatsApp, o que “todo mundo está fazendo”, o cansaço do fim do dia.
Por isso alguém pode defender a inerrância com convicção total e, ainda assim, viver como se a realidade mais concreta fosse a da tela do celular. Não se trata de hipocrisia consciente. Trata-se do abismo natural entre a doutrina que professamos e a prática que nos formou.
Piper, porém, não para no conselho óbvio de “ler mais a Bíblia”. Segundo ele, afirmar a inerrância não basta se o Espírito não tornar as realidades bíblicas mais reais, na experiência, do que as realidades visíveis que nos cercam.
Uma Palavra que opera
O próprio Novo Testamento usa um vocabulário que ajuda aqui. Paulo agradece porque os tessalonicenses receberam a mensagem como palavra de Deus, “a qual também opera em vós” (1 Tessalonicenses 2:13). O verbo grego é energeō, de onde vem a nossa palavra “energia”. Da mesma raiz vem o adjetivo de Hebreus 4:12: “a palavra de Deus é viva, e eficaz” (ARC). Em outras palavras, a Escritura não foi dada apenas para ser afirmada. Ela foi dada para agir.
Jesus fez a mesma distinção no fim do Sermão do Monte. Duas casas, dois construtores, as mesmas palavras ouvidas. A diferença estava em quem as praticava (Mateus 7:24-27). Tiago repete o alerta: “sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes” (Tiago 1:22 ARC).
Uma imagem que ajuda a entender
Pense em duas pessoas que decoraram o mesmo versículo. A primeira o recita sem errar, cita a referência e explica o contexto histórico. A segunda talvez troque a ordem das palavras. Mesmo assim, quando a vida aperta, é esse versículo que sustenta a semana dela e muda a forma como reage à humilhação, à perda e ao medo.
Ambas têm o mesmo texto diante de si. Contudo, só na segunda a autoridade é efetiva. A diferença não está no conhecimento, mas no fato de o Espírito ter tornado aquela verdade mais real do que a circunstância que a contradiz.
Por isso, alguém que sabe grego, hebraico e hermenêutica pode viver uma vida espiritualmente seca. Explica também por que alguém com pouco estudo formal pode ter uma fé robusta, capaz de atravessar provas que derrubariam o mais erudito. Conhecimento e autoridade efetiva deveriam andar juntos, mas não são a mesma coisa.
A autoridade da Bíblia e a herança pentecostal
Para quem vem de uma tradição pentecostal, essa distinção toca um ponto sensível. Valorizamos a experiência, o mover do Espírito, o vivido. Isso é parte legítima da nossa herança. Ainda assim, existe um risco real quando a experiência começa a operar desligada do texto, e o “eu senti” passa a pesar mais do que o “está escrito”.
Vale lembrar como começou o próprio Pentecostes. Diante de línguas, vento e fogo, Pedro não explicou a experiência por si mesma. Ele abriu as Escrituras: “isto é o que foi dito pelo profeta Joel” (Atos 2:16 ARC). O primeiro sermão pentecostal foi, antes de tudo, uma exposição bíblica.
A tradição reformada, por sua vez, tende ao lado oposto, com ênfase no texto e cautela diante da experiência subjetiva. Mas Piper não pede que escolhamos um dos lados. Ele descreve o que Calvino chamou de testemunho interno do Espírito Santo: não uma experiência qualquer, e sim a obra pela qual o Espírito faz a Palavra ser percebida como mais real do que tudo o mais. Palavra e Espírito, portanto, não competem. São duas faces da mesma moeda.
Assim, a autoridade efetiva das Escrituras não é técnica nem disciplina espiritual bem executada. É graça.
A pergunta que fica
Esta não é uma pergunta para responder depressa e seguir em frente. É para sentar com ela.
Se a resposta incomodar, não é motivo para desespero, e sim um convite. A autoridade efetiva da Bíblia não se conquista por esforço de vontade nem por repetir mais vezes que ela é verdadeira. Ela é obra do Espírito, e obra do Espírito se busca em oração.
Pergunta para reflexão: Quando a Bíblia diz uma coisa e a cultura ao seu redor, inclusive a cultura evangélica do seu próprio grupo, sussurra outra, qual das duas você sente como mais real no momento da decisão? Não no domingo de manhã, mas na terça-feira, quando ninguém está vendo.
Este texto foi inspirado no artigo “O fator ‘bacia hidrográfica’ em cada geração”, de John Piper, publicado no Fé Para Hoje, tradução de “The Watershed Issue in Every Generation”, do Desiring God.

Deixe um comentário